É possível entender o apocalipse?


É POSSÍVEL ENTENDER O APOCALIPSE?  

Ademir Américo

O Apocalipse é um livro extraordinário, belo e admirável. Ele é único em estilo em todo o novo testamento. Entretanto, a obscuridade mística de alguns teólogos e o malabarismo hermenêutico de outros o envolveram numa aura de mistério, superados apenas pelo sensacionalismo exacerbado dos promotores do fim do mundo e do juízo final. Muitos cristãos acreditam piamente (para não dizer desinformadamente) que o Apocalipse é um livro incompreensível, cujo conteúdo refere-se a algum ponto perdido no passado distante ou às sombras de um futuro inatingível. É verdade que neste livro maravilhoso a utilização de uma linguagem figurada é uma característica evidente. Pois nele o autor transmite a palavra de Deus por meio de metáforas, símiles, símbolos, tipos, profecias e sacrifícios. E em razão deste emprego fluente de uma linguagem conotativa muitos cristãos lamentam não poder compreendê-lo. Não devemos olvidar o fato de João listar duas categorias de bem-aventurados: aquele que lê as palavras desta profecia; aqueles que ouvem e guardam o que nela está escrito (ap. 1:3). João recebeu ordem de não selar o livro (Ap. 22:10). Na antiguidade um selo era utilizado para garantir a autenticidade de uma mensagem e evitar acesso ao seu conteúdo, ou seja, a mensagem só poderia ser lida se o selo fosse rompido. No entanto, a ausência do selo não faz do apocalipse uma mensagem ilegítima, pois Jesus Cristo, a fiel testemunha, é quem o respalda como uma autentica mensagem de Deus para o seu povo. Então a ausência do selo indica que o conteúdo está acessível. Portanto,b o Apocalipse é um livro aberto à compreensão dos seus receptores. Mas isso não significa que ele esteja tão claro quanto um jornal, revista ou livro didático. Neste caso, existe uma maneira bíblica para entendermos o Apocalipse? Para responder essa pergunta vou convidá-lo, amigo leitor, a fazermos três considerações. A primeira se refere ao significado etimológico da palavra apocalipse; a segunda é sobre o método que o nosso senhor Jesus Cristo utilizou para explicar as escrituras; e a terceira tange à razão de o livro ter sido dado numa espécie de linguagem codificada ou o motivo pelo qual o apocalipse não foi dado em linguagem clara. João começa o apocalipse dizendo: “Revelação de Jesus Cristo, que Deus lhe deu para mostrar aos seus servos o que em breve há de acontecer” (Ap. 1:1 trad. NVI). “Revelação” e “mostrar” são duas palavras que de maneira alguma se referem a um objeto ou fenômeno ininteligível. Com relação à acepção etimológica do termo apocalipse o dicionário Vine, que oferece o significado exegético e expositivo das palavras do Antigo e do Novo Testamento, assim expõe o sentido das palavras revelação e revelar. REVELAÇÃO. “Apokalupsis, descobrimento, divulgação, revelação [...]. REVELAR. Apokaluptõ, significa descobrir, desvelar, divulgar, revelar[...]” . O livro “O apocalipse”, publicado pela nossa editora, citando a bíblia de estudo palavras-chave hebraico e grego, assim esclarece o prólogo escrito por João, o discípulo amado: “Revelação de Jesus Cristo (ap. 1:1). É assim que se inicia o apocalipse. O nome deste livro vem da palavra grega que aparece neste texto, APOKALISIS, e tem os seguintes significados: descoberta, aparição, manifestação, ser revelado, revelação” . O Apocalipse não é um código repleto de símbolos indecifráveis. Pois tanto o substantivo revelação quanto o verbo revelar implicam em tornar algo conhecido, retirar um véu, manifestar. De fato, o Apocalipse nos mostra O Cristo glorificado retirando o véu da história para revelar aos seus servos os planos do Deus todo-poderoso referentes à igreja, desde o seu estabelecimento até a eliminação completa do pecado. De acordo com Hernandes Dias Lopes “O apocalipse era e é para toda a igreja. Este livro é destinado a todos os cristãos em todos os tempos. [...]. Ele é um livro encorajador para todos os cristãos, em todos os tempos, de todos os lugares (Lopes, pag. 21). “O substantivo “revelação” e o verbo “revelar” são usados tanto em linguagem teológica como secular. O significado básico do verbo, que deriva do latim revelare, é retirar o véu, descobrir algo que estava escondido. Significa, portanto, fazer conhecido o que era secreto ou ignorado. O substantivo pode se referir à ação de revelar, mas também ao seu efeito. Em linguagem comum, empregam-se muitas outras palavras para comunicar a mesma ideia, tais como “contar”, “tornar conhecido”, “patentear”, “trazer à luz””. Existe um método bíblico para entendermos o Apocalipse? A resposta é afirmativa e isso nos leva à segunda consideração proposta neste artigo, ou seja, o próprio Senhor Jesus Cristo utilizou um procedimento para explicar as Escrituras Sagradas aos seus discípulos. Existe sim uma maneira bíblica de entendermos os símbolos apocalípticos e essa maneira o próprio Jesus nos ensinou. Quando o mestre quis explicar aos discípulos sobre a vida e obra, morte e ressurreição do messias, Ele utilizou o método da comparação para esclarecer as escrituras. “E, começando por Moisés, e discorrendo por todos os profetas, explicava-lhes o que dele se achava em todas as Escrituras.” Lc 24:27. O principio para este procedimento é o de que a bíblia interpreta a si mesma (Ec 7:27). O que devemos fazer é permitir que as escritas sagradas interpretem seus próprios símbolos. Nós, promessistas, aceitamos a autossuficiência interpretativa da bíblia. Ou seja, acreditamos que a bíblia interpreta a si mesma. Se assim é, devemos buscar o significado dos símbolos apocalípticos na própria bíblia. Por exemplo, o capitulo 13 de Apocalipse menciona duas bestas impressionantes. Entretanto, muitas interpretações especulativas já surgiram envolvendo esses dois animais. No entanto, o livro de Daniel no cap 7:17,23 esclarece que animais proféticos representam reinos e simbolizam sistemas políticos anticristãos que governam nações secularizadas. Estou mencionando este exemplo sem os detalhes históricos e sem especificações proféticas para enfatizar a ideia de que os símbolos bíblicos devem ser interpretados biblicamente e as profecias devem ser comparadas com a história, para verificarmos se elas se cumpriram de acordo com as especificações proféticas. E nessa empreitada o Antigo Testamento nos oferece um auxilio imprescindível, pois é evidente o fato de João ter recorrido a sua linguagem impressionista e aos símbolos veterotestamentários para codificar a mensagem profética que Deus lhe deu. Mais um exemplo encontra-se no capitulo 17 de apocalipse, onde João viu uma prostituta sentada sobre muitas aguas. Mais adiante, João esclarece partedesse simbolismo. Apocalipse 17:15 “ E disse-me: As águas que viste, onde se assenta a prostituta, são povos, e multidões, e nações, e línguas”. Cito apenas estes exemplos para esclarecer que a Bíblia contem uma espécie de chave que interpreta seus próprios símbolos. Deus não delegou ao ser humano autoridade para interpretar sua santa palavra, pois “Sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação” (II Pedro 1:20). Resta-nos agora analisar a terceira consideração, a que se refere ao fato de o apocalipse ter sido dado em linguagem simbólica. Isso tem a ver com a conservação da mensagem. O apocalipse foi escrito numa época de severa perseguição. O Império Romano não poupou esforço na tentativa de desarraigar a odiada “seita dos cristãos”. O Apostolo João foi exilado para uma ilha situada no mar Egeu. Essa ilha, naquela época, servia como uma espécie de prisão de segurança máxima (ap. 1:9). Ora, se os inimigos de Cristo houvessem compreendido a mensagem do apocalipse teriam empenhado maiores esforços para destruí-la. O fato de o apocalipse ter sido dado predominantemente em símbolos não é impedimento para a sua compreensão. O segredo do SENHOR é com aqueles que o temem; e ele lhes mostrará a sua aliança (Salmos 25:14); Certamente o Senhor DEUS não fará coisa alguma, sem ter revelado o seu segredo aos seus servos, os profetas (Amós 3:7); E ele disse: A vós vos é dado conhecer os mistérios do reino de Deus, mas aos outros por parábolas, para que vendo, não vejam, e ouvindo, não entendam (Lucas 8:10). O apocalipse é um livro aberto. Foi dado aos servos de Deus a fim de proporcionar conforto nas tribulações, consolo nas aflições e mostrar que Jesus Cristo reina e tem o controle absoluto da igreja e da história. Portanto, ele pode ser compreendido. Jesus nos ensinou o método e o Espirito Santo nos guia em toda a verdade. Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo (Apocalipse 1:3).

Confira também o artigo: LER A BÍBLIA

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